Sobre nós

Conheça um pouco mais sobre a nossa causa, e quem fortalece nossa iniciativa de impacto socioambiental

Uma perspectiva consciente de vivermos e consumirmos!

Idealizamos nosso projeto buscando reduzir impactos socioambientais causados pelo uso de itens essenciais de higiene pessoal, mostrando que é possível sim reduzir o uso de produtos prejudiciais a pele e ao meio ambiente, reduzir o consumo de água, o consumo de embalagens plásticas, e contribuir para uma perspectiva consciente e inclusiva de vivermos e consumirmos.

#Consumo Consciente #Sustentabilidade #Zero Resíduos

Produtos em barra, feitos à mão, sem plásticos!

Nossa inspiração sempre esteve na saboaria artesanal natural! Acreditamos no toque das mãos, nas energias das pessoas, nas tradições regionais, na simplicidade, no conhecimento popular aliado ao científico, passado entre gerações. E acreditamos que por meio de produtos naturais de higiene pessoal, em barra, como sabonetes, sabões, xampus e condicionadores, somos capazes de reduzir o consumo de água, a poluição do meio ambiente, o uso de embalagens, e reduzir exponencialmente o lixo que geramos em nosso dia a dia.

#Minimalismo #Sabões em Barra #Zero Plástico

Sabões de identidade baiana!

A Bahia é um lugar muito especial, não apenas em sua musicalidade, em seu carnaval, mas em todo o seu papel histórico no Brasil. Uma terra especial em suas tradições, criatividade, conhecimentos populares, em sua regionalidade, religiosidade, natureza, e principalmente em suas pessoas.

Se buscamos contribuir para uma perspectiva consciente e inclusiva de vivermos e consumirmos, por que não uma perspectiva consciente e inclusiva vinda da Bahia, não é?! Esse é nosso propósito!

#Baianidade #Regionalidade #Criatividade #Inclusão

Dendê, baianas de acarajé, e uma mudança de chave!

O azeite de dendê é símbolo de ancestralidade africana, marca da culinária baiana, e ingrediente essencial do trabalho das baianas de acarajé. Como estimativa, Salvador possui mais de 3.500 baianas de acarajé, que consomem juntas mais de 6 milhões de litros de dendê por ano. No entanto, devido aos problemas de gestão de resíduos de Salvador, pela indisponibilidade de ecopontos e processos efetivos de coleta seletiva, logística reversa e reciclagem, menos de 10% dos volumes são reciclados, o que causa enormes impactos ao meio ambiente, as baianas e a população.

Mas, e se existissem iniciativas para coleta seletiva e reciclagem de azeite de dendê das baianas de acarajé para a produção de sabão? E se reciclarmos azeite de dendê, criando novos sabões e produtos de identidade baiana?! E assim nossa chave mudou!

#Azeite de Dendê #Coleta Seletiva #Reciclagem #Saboaria

Nossa iniciativa

Somos uma iniciativa de impacto socioambiental! Uma saboaria artesanal baiana que atua na economia circular do azeite de dendê das baianas de acarajé em Salvador. Fazemos isso integrando tecnologias a modelos sustentáveis, gerando benefícios as baianas de acarajé, novos sabões de identidade baiana, reduzindo assim impactos sociais culturais e ambientais. Vivemos de fato a economia circular, verde e criativa!

#Economia Circular # Economia Verde #Economia Criativa 

COMO FUNCIONA NOSSA ECONOMIA CIRCULAR

Coleta seletiva

Coletamos os resíduos de azeite de dendê direto das residências e tabuleiros das baianas de acarajé, gerando benefícios e créditos de reciclagem

Reciclagem

Realizamos o tratamento e reciclagem dos resíduos de azeite de dendê, transformando em sabões e sabonetes de identidade baiana

Biotecnologia

Aplicamos os conhecimentos e técnicas das diversas áreas da biotecnologia para desenvolver novos processos e produtos de potencial sustentável

Inclusão

Atuamos em projetos e ações de inclusão social, cultural, ambiental e empreendedora das baianas de acarajé em conjunto com parceiros e universidades

Inclusão social, cultural e ambiental

As Baianas de acarajé são memória histórica e afetiva da Bahia, e seu Ofício é reconhecido como Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil. São verdadeiras exemplos de luta, resistência e trabalho desde os tempos de escravidão, onde vendiam acarajé para comprar alforrias. Posteriormente, além de mercar acarajé para cumprir suas obrigações nos terreiros de candomblé, tornaram-se importantes instrumentos para construção de laços comunitários em Salvador. Hoje, são as baianas de acarajé que apresentam a cidade, os costumes e os sabores de Salvador, e são um ofício que sustenta mais de 3500 famílias baianas.

Vê-las em condições de vulnerabilidade socioambiental ainda nos dias de hoje nos fez ir além das ações de coleta seletiva e reciclagem de azeite de dendê. Nos juntamos com parceiros e universidades em projetos de extensão e inclusão digital, ambiental e empreendedora, buscando salvaguardar o ofício das baianas de acarajé, com melhores condições de trabalho e vida para essas mulheres.

#Inclusão #Diversidade #Equidade #Empoderamento Feminino

FUNDADORES

Conheça os idealizadores dessa iniciativa de impacto socioambiental

Carolina Heleno
CHIEF MARKETING OFFICER

Flávio Cardozo
CHIEF EXECUTIVE OFFICER

MENTORAS E MENTORES

Não estamos sozinhos, e temos pessoas especiais que contribuíram com nossa iniciativa em diferentes etapas do desenvolvimento

Lu Brito
Gestão de produtos

Priscila Mércia
Relações Públicas

Jaqueline Lamente
Planej. estratégico

Marina Franciulli
Comunicação de Causa

Cinara Santos
Comunicação social

Renato Andrade
Contabilidade

Tati Paschoalotto
Tecnologia

Flávio Freitas
Tecnologia