Dos resíduos de azeite de dendê aos sabões de identidade baiana
Conheça a importância social, cultural e ambiental da nossa iniciativa
Conheça a importância social, cultural e ambiental da nossa iniciativa
É difícil falar de Bahia, falar de Salvador, e não pensar em dendê. O azeite de dendê é símbolo de identidade, religiosidade e ancestralidade africana, marca da culinária baiana, e ingrediente essencial na preparação do acarajé, iguaria de rua mais típica de Salvador.
#Identidade #Religiosidade #Ancestralidade #Baianidade
As Baianas de acarajé são memória histórica e afetiva da Bahia, e seu Ofício é reconhecido como Patrimônio Imaterial Cultural do Brasil. São verdadeiras exemplos de luta, resistência e trabalho desde os tempos de escravidão, onde vendiam acarajé para comprar alforrias. Posteriormente, além de mercar acarajé para cumprir suas obrigações nos terreiros de candomblé, tornaram-se importantes instrumentos para construção de laços comunitários em Salvador. Hoje, são as baianas de acarajé que apresentam a cidade, os costumes e os sabores de Salvador, e são um ofício que sustenta mais de 3.500 famílias baianas.
#Patrimônio Cultural #Resistência #Empoderamento Feminino
Salvador exala o perfume do dendê em seus fins de tarde, e em cada ponto da cidade, encontramos baianas de acarajé em seus tabuleiros, ao lado de seus tachos de dendê fervendo, numa afirmação viva e constante de sua ancestralidade. Segundo a Associação das Baianas de Acarajé (ABAM), Salvador tem mais de 3.500 baianas de acarajé, que consomem mais de 6 milhões de litros de azeite de dendê por ano.
#Azeite de Dendê #Regionalidade #Salvador
Devido aos problemas de gestão de resíduos em Salvador, falta de ações de inclusão socioambiental e políticas públicas efetivas para coleta seletiva, logística reversa e reciclagem de azeite de dendê, menos de 10% dos volumes são reciclados, o que causa enormes impactos ao meio ambiente, as baianas e a população.
#Políticas Públicas #Coleta Seletiva #Logística Reversa #Reciclagem
Somos uma iniciativa de impacto socioambiental! Uma saboaria artesanal baiana que atua na economia circular do azeite de dendê das baianas de acarajé em Salvador. Fazemos isso integrando tecnologias a modelos sustentáveis, gerando benefícios as baianas de acarajé, novos sabões de identidade baiana, reduzindo assim impactos sociais culturais e ambientais. Vivemos de fato a economia circular, verde e criativa!
#Economia Circular # Economia Verde #Economia Criativa
Saiba o que as baianas de acarajé falam da nossa iniciativa
A ÓiaFia! olha para a baiana como ninguém nunca olhou! Eu junto todo o dendê, eles recolhem na minha casa, pagam por ele, e ganho um kit com papel, envelope e sabão, uma delícia de cheiro viu! É um conjunto: eles ajudam as baianas a fazer o certo, e as baianas ajudam eles. Já deu tudo certo!
Por muitos anos ninguém passou para recolher o dendê do meu tabuleiro. Passava um rapaz de vez em nunca, mas ele sempre priorizou os restaurantes do Pelourinho. Já a ÓiaFia! vai até minha casa, recolhe o dendê, paga por litro, e ainda recebo um kit com sabão super cheiroso e insumos para o tabuleiro
A coleta de dendê nunca funcionou para as baianas! As empresas prometiam a coleta, a gente carregava baldes pesados de dendê até o tabuleiro, e as empresas nunca passavam. Com a ÓiaFia! temos a segurança que o dendê vai ser coletado e reciclado, ajudando as baianas e o meio ambiente
Conheça os idealizadores dessa iniciativa de impacto socioambiental
Não estamos sozinhos, e temos pessoas especiais que contribuíram com nossa iniciativa em diferentes etapas do desenvolvimento