É nova no mundo da saboaria artesanal? Então, conheça os principais processos usados na produção de sabonetes artesanais, bem como os prós e contras ao usar cada um deles!
Para você que tá começando a mergulhar no mundo da saboaria artesanal, é preciso compreender que todo sabonete em barra é feito a partir de um óleo ou uma mistura de óleos e hidróxido de sódio (soda cáustica), que levam a uma reação química denominada de saponificação, produzindo sabão e glicerina.
Para isso, existem alguns processos usados na saboaria artesanal que se enquadram em algum momento das nossas produções de sabonetes, e hoje, falaremos dos três métodos principais que são o Cold Process, Hot Process, e Melt & Pour. Cada um deles cria uma ótima barra de sabonete, mas de maneiras muito diferentes.
Há prós e contras em cada método, e tudo depende da habilidade e preferência pessoal. Se você está se perguntando qual método pode ser o melhor para você, confira os prós e contras em cada método.
Cold Process
Conhecido em português como Processo à frio, o Cold Process é um método usado na saboaria para produzir sabonetes a partir de um óleo ou uma combinação de óleos e hidróxido de sódio, levando a uma reação química de saponificação. Após realizar a mistura, você transfere a massa para o molde, aguarda de 24-48 horas para completar o processo de saponificação e para realizar os cortes, e armazena as barras de 4-6 semanas em local adequado para maturação e estabilização das propriedades.
É considerado o método que produz o sabonete mais natural, onde você seleciona os óleos, aromas, corantes e outros ingredientes de interesse, tendo como resultado um sabonete com acabamento mais fino e delicado. É uma ótima escolha para quem deseja dominar a arte da saboaria e decorar seus sabonetes com “swirl”, uma técnica de decoração em que se usa uma ampla variedade de efeitos e cores.
Prós:
- Barras possuem um acabamento mais fino e delicado.
- Você cria suas próprias formulações do zero, selecionando cada ingrediente de acordo com suas preferências;
- Você pode usar óleos, manteigas, extratos, óleos essenciais, entre outros produtos naturais;
- Você pode aplicar diferentes técnicas de decoração, conhecidas swirl, usando cores em suas mais variadas formas.
Contras:
- Sabonetes levam de 4 a 6 semanas para maturar;
- Alguns corantes podem sofrer modificações devido ao pH alcalino do sabonete
- Essências podem reagir durante a produção devido ao pH alcalino do sabonete, desequilibrando a mistura.
- É mandatório o uso de óleos essenciais, aumentando o custo de produto.
Hot Process
Conhecido em português como Processo à quente, o Hot Process é um método usado na saboaria para produzir sabonetes a partir de um óleo ou uma combinação de óleos e hidróxido de sódio, levando a uma reação química de saponificação. Após realizar a mistura, a massa é introduzida no calor entre 1-2 horas por meio de uma panela em banho Maria, que acelera o processo de saponificação. Em seguida, tu transfere a massa para o molde, e aguarda de 24-48 horas para realizar os cortes. Esse método reduz drasticamente o tempo de maturação das barras, e você pode usá-las após 3-5 dias de produzi-las.
Nesse método, você seleciona os óleos, aromas, corantes e outros ingredientes de interesse, tendo como resultado um sabonete com acabamento mais rústico.
Prós:
- Barras possuem um acabamento mais rústico;
- Processo de saponificação é acelerado pelo calor;
- Barras podem ser usadas após um ou dois dias depois da produção;
- Você cria suas próprias formulações do zero, selecionando cada ingrediente de acordo com suas preferências;
- Você pode usar óleos, manteigas, óleos essenciais, entre outros produtos naturais;
- Você pode usar essências, deixando o custo do produto muito mais barato;
Contras:
- Devido a consistência pesada da mistura, torna-se difícil a aplicação das técnicas de swirl;
- A mistura se expande durante o cozimento em banho Maria;
- Óleos essenciais ou essências podem evaporar dependendo da temperatura da mistura;
Melt & Pour
O nome em português “Derreter e Derramar” não é muito usado, mas o Melt & Pour é o método conhecido por usar bases glicerinadas na produção de sabonetes artesanais. Alguns não consideram esse método como parte da saboaria artesanal, e sim como artesanato em sabão, pelo fato de se utilizar bases prontas para produção de sabonetes. Assim, nesse método você não cria sua própria formulação do zero, não cria seus sabonetes a partir de reações de saponificação (porque a base já passou por esse processo), e não tem controle sobre os ingredientes e qualidade final do sabonete.
Isso é verdade, mas no nosso ponto de vista, é uma simples e ótima opção para iniciantes. Você não precisará trabalhar com soda cáustica (que é o medo de muitos), e tudo que você precisa fazer é derreter a base pré-fabricada, personalizá-la com suas cores, aromas, aditivos favoritos e despejar em um molde. Você pode começar por essa técnica, por exemplo, adquirir prática e se jogar posteriormente nas demais.
Prós:
- Não é necessário trabalhar com soda cáustica, pois a base já passou pelo processo de saponificação;
- Barras podem ser usadas assim que endurecer;
- Você pode usar aditivos como óleos, manteigas, extratos, óleos essenciais, entre outros produtos naturais;
- Você pode usar essências, deixando o custo do produto muito mais barato;
- Você pode aplicar diferentes técnicas de decoração, conhecidas swirl, usando cores em suas mais variadas formas.
Contras:
- Você não cria suas próprias formulações, pois a base vem comercialmente pronta;
- Óleos, manteigas e extratos vegetais adicionados em excesso podem desequilibrar a mistura;
- Devido aos altos teores de glicerina na base, os sabonetes podem transpirar;
- Alguns aditivos podem não incorporar bem a base;